terça-feira, 16 de março de 2010

ORIGEM DO SOBRENOME BORGES.

Família Borges.

A família Borges teve sua origem em Portugal, região indeterminada e Espanha, região da Catalunha.


Significado: Dizem certos genealogistas que a família deste nome se originou em Rodrigo Anes, cavaleiro português que, tendo passado a França, combateu sob o comando do Rei Filipe Augusto, e por se ter ilustrado com feitos valorosos ganhou a estima deste soberano, que lhe cometeu a empresa de ir em socorro da cidade de Bourges, cercada pelos exércitos dos cátaros. Tão bem e valentemente se desempenhou ele desta missão que ficou sendo conhecido pela designação de Chevalier de Bourges. Regressando a Portugal, Rodrigo Anes estabeleceu-se em Trás-os-Montes e viu a sua alcunha transformada em Borges. Pode no entanto, não passar tudo isto de uma lenda sem o menor fundamento, e o apelido Borges ser uma deturpação do nome espanhol de Borja. Brasão: De vermelho, com um leão de ouro, armado e lampassado de azul, bordadura cosida de azul, semeada de flores-de-lis de ouro.Timbre - O leão do escudo.


EM ALGUNS PAÍSES HÁ VÁRIOS SIGNIFICADOS SOBRE O SOBRENOME BORGES.

*SPANISH (Espanha)BORGES = Nome de origem toponimica, que deriva de um lugar onde o portador inicial residia.

Nativo de BORJA.O nome próprio do lugar chamado Borja é derivado da palavra árabe "BURDZ', que significa "a Torre". Então era um lugar com muitas torres ou uma torre proeminente. Na Espanha foi encontrado primeiramente em Zaragoza, no local denominado BORJA em um "assento de família" (livro de registro de um senhor feudal ou proeminente no local).

*IRISH (Irlanda)BORGES = Palavra inglesa/francesa da idade média/velha BURGEIS, que denotou um homem livre de uma cidade fortificada. Cruzamento de sobrenomes de famílias normandas na Inglaterra que emigraram para Irlanda. No Gaelic Irish o nome era grafado como BRUGHA.

*BELGIUM (Bélgica)Na Bélgica o sobrenome se disseminou em muitas famílias, e era motivo de "status", pois eram provenientes de príncipes da Região.Em meados do século XVII houve muitos registros de BORGES e suas variações na grande migração da Europa para o Mundo Novo (América).

6 comentários:

  1. obrigado por responderem a minha pergunta

    ResponderExcluir
  2. MEU SOBRENOME TAMBÉM É BORGES! PORÉM ESSE PROVEM DA ITÁLIA,MEU BISAVÔ "CIRILLO BORGESE" DESEMBARCOU NO PORTO DE CARIACICA! E NA HORA DE SE DOCUMENTAR DISSE "BÓRGÊSS"" COM UM A LETRA ASPIRADA MUITO COMUM NA REGIÃO NA QUAL ELE MORAVA!! TODOS OS DOCUMENTOS AGORA CONSTAM "BORGES",EU GOSTO" ISSO ACONTECEU COM VARIOS OUTROS ITALIANOS TAMBEM !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Meu pai é da familia Borges de AraguariMG.Dizem que veio de Portugal.Mas não conheço a historia.

      Excluir
    2. a familia do meu pai sao de araguari MG e tambem somos borges, derrepente somos familia jajajaja

      Excluir
    3. Eu sou de Araguari/MG e sou uma Borges. Diz meus avos que temos origem em Portugal.

      Excluir
  3. muito interessante, como posso saber mais sobre sua familia, onde moraram, quero ver se meu nome origina da mesma origem. aguiadomar@ig.com.br

    ResponderExcluir